Território do Brincar (2015)

Um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. Gestos que contam histórias, revelam narrativas, constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos. 

🎬 Filme de Renata Meirelles David Reeks

ℹ️ Veja mais 

Casa Redonda - uma experiência em educaçao

Conviver com as crianças transforma a Casa Redonda neste lugar de pesquisa absolutamente privilegiado, efervescente, impregnado sempre pelo estado de presença e pela administração, contagio legítimo e absoluto desta jóia fluida: a infância. Aqui as três finalidades da Universidade fluem e confluem: ensino, pesquisa e extensão. Aqui não é possível estabelecer nenhuma hierarquia, nenhum conflito entre elas. Estudar a infância sempre traz este apelo de totalidade compacta, ai tudo acontece carregado de unidade. Marília Pedrosa Esaú

📕 Livro de Maria Amelia Pinho Pereira

ℹ️ Veja mais 

Cidade de Quartzo: Escavando o Futuro em Los Angeles

Este clássico da sociologia urbana analisa a construção de Los Angeles e suas características de metrópole milionária e miserável simultaneamente - características essas que podem ser reconhecidas no Brasil, assim como em qualquer metrópole do Terceiro Mundo. 


📄 DAVIS, Mike. Cidade de quartzo: Escavando o futuro em Los Angeles. São Paulo - SP, BRA: Boitempo Editorial, 2015.

📕 Livro de Mike Davis

ℹ️ Veja mais 

Obra de Chico Science & Nação Zumbi

Banda brasileira, nascida no início da década de 1990 na cidade do Recife. Surgiu da união do Loustal, banda de pós-punk, com o bloco de samba-reggae Lamento Negro, liderada pelo vocalista e compositor Chico Science.

🎶 Música de Chico Science & Nação Zumbi

ℹ️ Veja mais

Obra de  Johnny Hooker com participação especial de Liniker

John Donovan Maia, mais conhecido como Johnny Hooker, é um cantor, compositor, ator e roteirista brasileiro. Foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantor na categoria Canção Popular.


Liniker é uma cantora, compositora, atriz e artista visual brasileira e ex-integrante da banda Liniker e os Caramelows. Também compõe e canta músicas de gênero soul e black music. Foi vencedora do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com o disco "Indigo Borboleta Anil".

🎶 Música de Johnny Hooker (part. Liniker)

ℹ️ Veja mais 

Quarto de despejo: diário de uma favelada

Quarto de Despejo é a compilação dos diários de 1955, 1958 e 1959 quase sem nenhuma alteração do texto original. Na escrita de seus diários, ela vai desfiando o cotidiano da favela do Canindé, cuja imagem a autora pinta como um lugar onde impera o pior dos cenários: a precariedade, a carência, a depravação, a violência e as intrigas. Uma terra sem lei e onde falta tudo, mas que não foi capaz de corromper ou abalar os princípios da autora.


📄 JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo - SP, BRA: Editora Ática, 2014.

📕 Livro de Carolina Maria de Jesus

ℹ️ Veja mais 

Morte e vida de grandes cidades

Jane Jacobs escreve sobre o que torna as ruas seguras ou inseguras; sobre o que vem a ser um bairro e sua função dentro do complexo organismo que é a cidade; sobre os motivos que fazem um bairro permanecer pobre enquanto outros se revitalizam. A autora explica o papel benéfico das casas funerárias e das janelas das moradias, os perigos do excesso de dinheiro para a construção e os perigos da escassez de diversidades. Jane Jacobs fornece uma base para avaliarmos a vitalidade das cidades.


📄 Jacobs, Jane. Morte e vida de grandes cidadesSão Paulo - SP, BRA: WMF Martins Fontes, 2011.

📕 Livro de Jane Jacobs 

ℹ️ Veja mais 

Ideias para adiar o fim do mundo

Uma parábola sobre os tempos atuais, por um de nossos maiores pensadores indígenas. Ailton Krenak nasceu na região do vale do rio Doce, um lugar cuja ecologia se encontra profundamente afetada pela atividade de extração mineira. Neste livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma "humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô". Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno.


📄 KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das letras, 2019. 

📕 Livro de Ailton Krenak

ℹ️ Veja mais 

Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada

PRETA-RARA é rapper, historiadora, turbanista, modelo e influenciadora digital. Nascida em Santos (SP), a rapper lançou o CD Audácia em 2015, e a página "Eu, Empregada Doméstica" no Facebook em 2016, que, com mais de 160 mil seguidores, abriu um novo espaço para o diálogo sobre as condições de trabalho das trabalhadoras domésticas no país. 


📄 RARA, Preta. Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada. Editora Letramento, 2020. 

📕 Livro de Petra Rara

ℹ️ Veja mais 

Instrumentos urbanísticos e sua (in)efetividade, vol. II

A partir da constatação que há uma ordem jurídico-urbanística consolidada no Brasil, na qual as regras, os princípios e os instrumentos de natureza urbanística foram concebidos para viabilizar a execução de um paradigma de planejamento do desenvolvimento urbano sustentável e democrático, esta obra coletiva contém uma série de artigos que retratam experiências e reflexões de pesquisadores que residem e atuam em diversos estados do país.


📄 VIERA, Bruno; VIEIRA, Iracema. (orgs.) Instrumentos urbanísticos e sua (in)efetividade, vol. II. Editora Thoth, 2021. 

📕 Livro organizado por Bruno Soeiro Vieira e Iracema de Lourdes Teixeira Vieira

ℹ️ Veja mais 

O discurso e a cidade

Publicado em 1993, O discurso e a cidade é uma reunião de ensaios dividida em três partes. A primeira, que dá nome ao volume, discute a estruturação da obra literária a partir da correlação entre os estímulos externos e a montagem específica do texto. "Dialética da Malandragem", um desses ensaios, é um dos mais influentes da crítica literária brasileira.


📄 CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. Todavia, 2023.

📕 Livro de Antonio Candido

ℹ️ Veja mais 

Tudo que é sólido desmancha no ar 

É a obra mais conhecida do autor estadunidense Marshall Berman, configurando-se numa história crítica da modernidade e contendo análises críticas de vários autores e suas épocas – desde o Fausto de Goethe, passando pelo 'Manifesto' de Marx e Engels, pelos poemas em prosa de Baudelaire e pela ficção de Dostoiévski, até as vanguardas artísticas do século XX.


📄 BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. Companhia das Letras, 2007. 

📕 Livro de Marshall Berman

ℹ️ Veja mais 

Mobilidade antirracista

"Mobilidade antirracista" coloca em questão um dos aspectos mais importantes e menos discutidos do racismo: a espacialidade. O racismo é relação social e, como toda relação, se materializa em um espaço constituído por determinadas condições históricas. Pensar a "raça" de forma crítica é, portanto, considerá-la um construto socioespacial.


📄 SANTINI, Daniel; ALBERGARIA, Rafaela; SANTARÉM, Paíque Duques. (orgs.) Mobilidade antirracista. Autonomia Literária, 2021

📕 Livro organizado por Daniel Santini, Rafaela Albergaria e Paíque Duques Santarém

Torto Arado

É um romance brasileiro de 2019 escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior. Conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.


📄 JUNIOR, Itamar Vieira. Torto arado. Todavia, 2019.

📕 Livro de Itamar Vieira Junior

ℹ️ Veja Mais 

O direito achado na encruzilhada

O Direito Achado na Encruzilhada é o alicerce teórico-prático no pensamento crítico e anti-racista do Direito e das lutas sociais Amefricanas. O presente livro, portanto, convida você, a analisar a (re)semantização da justiça a partir dos processos de luta por direitos dos Povos de Santo no Brasil e das comunidades negras na Colômbia, bem como da fundação de uma epistemologia afro-diaspórica, em que a influência da cosmologia africana é parte ontológica e fundamento do Sujeito Muntú/Geru Maã.

 Tese de Doutorado 


📄 RAMOS, Luciana de Souza. O direito achado na encruzilhada. Lumen Juris, 2019. 

📕 Livro de Luciana De Souza Ramos

ℹ️ Veja Mais 

Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana

Nova York, São Paulo, Mumbai, Pequim, Bogotá e até Johanesburgo fazem parte da apurada análise do britânico David Harvey a respeito da cidade, provocando reflexões contundentes, a respeito de quem controla o acesso aos recursos urbanos, por exemplo, ou de quem determina a organização (e a qualidade) da vida cotidiana. Cidades rebeldes apresenta exemplos que vão desde a Comuna de Paris até o Movimento Occupy Wall Street para refletir sobre como a vida nas cidades poderia ser socialmente mais justa e ecologicamente mais sã.


📄 HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. Martins Fontes, 2014. 

📕 Livro de David Harvey

ℹ️ Veja Mais 

Passa-se uma casa: análise do programa de remoção de favelas do Rio de Janeiro

Muito mais do que uma análise dos aspectos existenciais do problema da moradia no Rio de Janeiro. Com efeito, este livro de Lícia Valladares transcende o problema da habitação das massas populares cariocas para retratar alguns aspectos cruciais da vida do favelado e as condições da sua luta pela sobrevivência. E embora o título, como verá o leitor, seja perfeitamente adequado, este livro poderia igualmente ter sido batizado de “A Política do Favelado”, posto que, entre outros aspectos, é disso também que ele trata


📄 VALLADARES, Licia. Passa-se uma casa: análise do programa de remoção de favelas do Rio de Janeiro. Zahar, 1978.  

📕 Livro de Licia do Padro Valladares

ℹ️ Veja Mais 

A favela reinventa a cidade

A favela venceu. A frase curta contém a relevância, a beleza, a complexidade deste livro. Algumas obras tornam-se importantes por apresentarem velhos temas sob novas perspectivas; outras nascem definitivas. A favela reinventa a cidade integra o segundo grupo. É leitura essencial para quem deseja (ou precisa) entender a gênese da solução habitacional forjada — e, teimosamente, aperfeiçoada ao longo de mais de século — por uma população submetida ora à desatenção, ora ao desprezo do Estado.


📄 SOUZA, Jailson; BARBOSA, Jorge Luiz; SIMÃO, Mário. A favela reinventa a cidade. Mórula Editorial, 2020.  

📕 Livro de Jailson de Souza, Jorge Luiz Barbosa e Mário Pires Simão

ℹ️ Veja Mais 

O direito das favelas

A construção do processo de reconhecimento e legitimação da favela como território constituinte da cidade exige o estabelecimento de formulações conceituais originais, estudos sistemáticos e interpretações inovadoras das práticas e representações afirmadas pelos seus moradores. Essas iniciativas pressupõem o reconhecimento desses cidadãos como sujeito de direitos, na perspectiva da construção de uma cidade efetivamente democrática, na qual vivamos o direito à igualdade do ponto de vista da dignidade humana e o direito à diferença e à liberdade para todos.
Aqui, Alex Magalhães, realiza uma sofisticada pesquisa sobre as condições de materialização da vida nas favelas, com atenção específica para sua regulação jurídica. Para isso, vai demonstrando, com raras competências teórica e argumentativa, a complexa relação entre o “Direito Estatal” e o “Direito da Comunidade”.


📄 MAGALHÃES, Alex. O direito das favelas. Letra Capital Editora LTDA, 2014.   

📕 Livro de Alex Ferreira Magalhães

ℹ️ Veja Mais 

As flores do mal

As Flores do Mal é um livro escrito pelo poeta francês Charles Baudelaire, considerado um marco da poesia moderna e simbolista. As Flores do Mal reúnem, de modo exemplar, uma série de motivos da obra do poeta: a queda; a expulsão do paraíso; o amor; o erotismo; a decadência; a morte; o tempo; o exílio e o tédio. 

📕 Livro de Charles Baudelaire

ℹ️ Veja Mais 

O spleen de Paris

"O spleen de Paris" é uma coletânea de 51 poemas em prosa que foi publicada em 1869, após a morte de Baudelaire. 'Spleen' – ou enfado, melancolia sem razão objetiva, tédio – é o sentimento imbuído do qual o eu poético vagueia pela capital francesa, propondo, em pequenos textos sem rima, divagações e devaneios de fluxo de consciência, sem restrições formais, comprometidos apenas com o lirismo da alma. Não faltam aqui tipos e figuras que retratam toda a abrangência e a universalidade da miséria humana: velhos, pobres, cães, viúvas, trabalhadores e operários, beldades, artistas... Ora contos, ora pequenos perfis, estes textos demonstram toda a genialidade e a ousadia deste que foi um dos primeiros poetas modernistas.

📕 Livro de Charles Baudelaire

ℹ️ Veja Mais 

Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças

Fruto das reflexões que a urbanista Raquel Rolnik elaborou durante e imediatamente após o término de seu mandato como relatora para o Direito à Moradia Adequada da ONU, Guerra dos lugares aborda o processo global de financeirização das cidades e seu impacto sobre os direitos à terra e à moradia dos mais pobres e vulneráveis.


📄ROLNIK, Raquel. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. Boitempo Editorial, 2017. 

📕 Livro de Raquel Rolnik

ℹ️ Veja Mais 

Habitação e Direito à Cidade: desafios para as metrópoles em tempos de crise

O livro “Habitação e Direito à Cidade: desafios para as metrópoles em tempos de crise” traz reflexões sobre os avanços, entraves e desafios das políticas urbana e habitacional brasileiras, a partir de quatro temáticas principais: Regularização Fundiária, Financiamento e Mercado Imobiliário, Direto à Moradia, e Precariedade. A obra reúne trabalhos apresentados durante o “Congresso Observatório das Metrópoles 20 Anos – As Metrópoles e o Direito à Cidade: dilemas, desafios e esperanças”, especificamente na sessão Direito à Cidade e Habitação, e reflete a diversidade regional da rede.


📄CARDOSO, Adauto; D'OTTAVIANO, Camila. Habitação e Direito à Cidade: desafios para as metrópoles em tempos de crise. Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2021.

📕 Livro organizado por Adauto L. Cardoso e Camila D’Ottaviano

A lei e a ilegalidade na produção do espaço urbano



📄FERNANDES, Edésio; ALFONSIN, Betânia. A lei e a ilegalidade na produção do espaço urbano. Del Rey, 2003. 

📕 Livro de Edesio Fernandes e Betânia de Moraes Alfonsin

ℹ️ Veja mais 

Obra de Edvaldo Santana

🎶 Música de Edvaldo Santana

ℹ️ Veja mais

O Cortiço

Obra-prima de Aluísio Azevedo, O cortiço (1890) é a principal referência da estética realista-naturalista na literatura brasileira. Narrado em terceira pessoa, o romance tem seu enredo montado não em função de uma personagem, mas em torno do conjunto humano. O cortiço de São Romão, meio em que se percebe a luta dos mais pobres pela sobrevivência e a exploração econômica destes desvalidos, é o laboratório onde as teses cientificistas da época buscam se comprovar. Ambientada nos subúrbios do Rio de Janeiro do século XIX, a história desse cortiço e da decadência física e moral de seus moradores se tornou um dos clássicos da literatura brasileira.


📄

📕 Livro de Aluísio Azevedo

Vão: trens, marretas e outras histórias

Jéssica Moreira é cronista de trem, poeta de janelas, escritora e jornalista de vida. É cria de Perus, bairro da periferia da região noroeste de São Paulo, onde nasceu em 1991. O livro "Vão: trens, marretas e outras histórias" trata sobre o cotidiano dentro dos trens de São Paulo. Traz para o centro do mapa não só os desafios da mobilidade urbana, mas o que sentem, sonham e vivem aqueles que estão nas periferias. É um livro para se ler em uma viagem. Quem lê também é passageira(o).


📄

📕 Livro de Jéssica Moreira

ℹ️ Veja Mais 

A revolução dos bichos

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras.

📕 Livro de George Orwell

ℹ️ Veja Mais 

A vida em um dia 2020

🎬 Filme de Kevin Macdonald

ℹ️ Assista aqui 

O dia depois de amanhã

O climatologista Jack Hill tem que viajar a pé da Filadélfia a Nova York para tentar localizar seu filho Sam depois que o aquecimento global causa desastres naturais em todo o mundo.

🎬 Filme de Roland Emmerich

ℹ️ Veja mais 

Cidades e soluções: como construir uma sociedade sustentável

Discutir as cidades para salvar o planeta! A maior parte da população mundial vive hoje nas cidades – essas aglomerações de pessoas e concreto em que sobram problemas e falta planejamento. A urbanização desordenada traz inúmeros desafios e uma certeza: não há solução para a humanidade que não passe necessariamente pela transformação das cidades.

📕 Livro de André Trigueiro

ℹ️ Veja mais 

Direitos dos Povos de Terreiro, vol 2

O segundo volume de Direitos dos Povos de Terreiro surge do mesmo impulso do primeiro: abrir caminhos para as lutas do povo de santo e fechar corpos contra o racismo religioso. Dedicada a três valorosas autoridades religiosas de matriz africana – Beatriz Moreira Costa (Mãe Beata de Iemanjá), Stella de Azevedo Santos (Mãe Stella de Oxóssi) e Valdina de Oliveira Pinto (Makota Valdina) –, a obra apresenta 12 (doze) capítulos, em alusão aos 12 (doze) quiabos do amalá de Xangô e a seus 12 (doze) ministros, guardiões da justiça afro-brasileira. Ainda estampa, em sua capa, a Bandeira Mulamba, flâmula de um Brasil em releitura diaspórica, sob o signo do vermelho e do preto de Exu, tradutor dessas demandas históricas, e o búzio, que veicula o saber e a vontade dos orixás e ancestrais.

📕 Livro organizado por Thiago Hoshino, Bruno Heim, Andréa Letícia Guimarães e Winnie Bueno

ℹ️ Veja mais